Este ano fui convidada a participar do Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade que trabalho. Uma das funções deste núcleo é oferecer capacitações pedagógicas para os docentes e neste contexto comecei a busca pelo conhecimento sobre Educação para adulto.
Embora não tenha formação, formal, em Pedagogia, minha graduação foi em Enfermagem assim como o mestrado, atuei como professora por sete anos e durante 10 anos estive a frente da coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem o que proporcionou, de certa forma, um aprendizado sobre organização curricular, estratégias de ensino, entre outros temas que envolvem o processo ensino aprendizagem. O conhecimento das potencialidades do uso da Web 2.0 vem contribuindo para o meu aperfeiçoamento nesta área.
Nestas buscas é possível encontrar diversas postagens em sites, blogs e comunidades, que discutem Educação, apontando a necessidade do professor apropriar-se de conhecimentos como:
- Andragogia;
- Uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC, mediando processo de aprendizagem;
- Estilos de Aprendizagem;
- Personal Learning Environments - PLE;
- Inteligências múltiplas;
Acredito que ter estes conhecimentos podem auxiliar o professor no processo de mediação do aprendizado.
Outro fato que chama a atenção é a preocupação com a aprendizagem e a necessidade que os aprendizes tenham conhecimento do que sabem e o que não sabem, o que vai ao encontro da proposta da Taxonomia de Bloom revisada, na qual inclui a metacognição.Surge então um questionamento:- Que estratégias podem ser utilizadas para que o aprendiz reconheça as suas necessidades de aprendizagem?
As minhas buscas continuam...
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