Licença Ccreative Commons

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Rubricas para avaliação e acompanhamento da aprendizagem utilizando a metodologia de Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em projetos


Rubricas para avaliação e acompanhamento  da aprendizagem  utilizando a metodologia de   Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em projetos.


Recentemente  encontrei  o termo rubrica  em uma publicação  do Blog do Gesvin, pensei, à princípio, que o termo era utilizado por se tratar de uma publicação em Espanhol e desta forma não consegui traduzi-lo. Meu conhecimento sobre a língua espanhola precisa melhorar!!! Compreendi que  se tratava de instrumento para avaliação.  Para ampliar o meu conhecimento sobre a construção de rubricas continuei as  buscas e  encontrei  um post no Blog EduTec: Blog de Palona Chaves, em Português,  que apresenta, além  do significado  do temo rubrica, informações valiosas  para a construção de instrumentos e avaliação tal como  na publicação do Blog do Gesvin onde encontrei  um banco de rubricas. Fiz a tradução  e adaptações  de acordo com a minha compreensão,  e até  já ousei em criar/transformar  critérios de avaliação em  rubrica na disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I e para a Residência em Enfermagem em Saúde da Família. 
Considero  a utilização de rubrica um instrumento com  potencial satisfatório em metodologias como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, tendo em vista que  o uso desta  faz com que  fique evidente o que se espera de um aprendiz.
Recomendo a leitura do texto  e visita ao  blog do Gesvin.
Avaliação de competências na escola: instrumentos. indicadores, critérios, conceitos.

Aproveito para compartilhar  o link de rubricas que  traduzi e adaptei




Nenhum comentário:

Postar um comentário