As TICs no cotidiano da sala de aula: relato de experiência.
Por: Maria de Fatima N do Amaral
Venho trabalhando com grupos de professores da IES que trabalho o uso das ferramentas do Google bem como juntos aos meus alunos. Já não recebo trabalho dos alunos de forma impressa. Criei uma pasta no Drive para cada turma, e em cada pasta, outras pastas para as equipes de trabalho, textos orientadores de atividades propostas. Embora encontre dificuldades entre os alunos em utilizar a ferramenta, ou por não possuírem conta no Google ou por não terem fluência digital mínima, avalio como positivo o uso desse recurso. Facilita a correção de atividades bem como a interatividade entre os alunos que compõem as equipes e o professor.
Com relação aos professores, ainda não consegui sensibilizá-los para o uso das ferramentas do Google em sala de aula, embora a instituição que trabalho tenha uma parceria com a Google onde cada professor recebeu uma conta com um e-mail institucional.
No período de planejamento pedagógico, por participar do Núcleo de Apoio Metodológico da instituição, ofereci uma capacitação introdutória para uso de recursos digitais. O objetivo foi qualificar os professores para o uso de ferramentas digitais, e deste modo incorporá-las naturalmente em suas aulas. Para isso criei uma comunidade no G+ denominada TICs e Educação: quem ensina e quem aprende com as TICs?
Nela foram criados três categorias:
discussão : - espaço com referencial teórico, post e tarefas a serem desenvolvidas utilizando um recurso digital e fórum de discussão;
produto : espaço para os participantes postarem os produtos das tarefas propostas,
informes: - espaço para compartilhar post de interesse da comunidade.
informes: - espaço para compartilhar post de interesse da comunidade.
O curso foi pensado com uma carga horária de 20 horas, sendo 4 presenciais e 16 não presenciais. Um encontro presencial foi agendado para apresentação da comunidade aos professores, em uma laboratório de informática, além disso me coloquei a disposição após este encontro para tirar dúvidas e auxiliá-los do desenvolvimento das tarefas propostas. A primeira atividade foi a criação de um Avatar, depois, uma nuvem de palavras, uma mapa conceitual ou mental a partir da leitura de um texto e um infográfico sobre um tema de interesse.
A partir da minha vivência na busca de ferramentas digitais possíveis de serem aplicadas em sala de aula, e por já ter trabalhado com alunos propondo tarefas e disponibilizando post, disponíveis na internet, com ferramentas digitais direcionada à tarefa proposta, cada tarefa da capacitação introdutória tinha um post com rol de ferramentas digitais, os participantes estavam livres para escolher a ferramenta.
Embora, 34 professores façam parte da comunidade, apenas 12 foram ao encontro presencial, 15 criaram o avatar e a nuvem de palavras , 2 criaram o infográfico e 5 me procuraram para tirar dúvidas no desenvolvimento das tarefas propostas.
O próximo passo será ao final do semestre verificar, entre os participantes da comunidade, quem conseguiu incluir no cotidiano da sala de aula essas ferramentas digitais.
A seguir apresento algumas das produções dos participantes:
Infográficos:
Avatar:
Mapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário